Dicas para Churrasco
A carne deve ser selada, ou seja, tostada rapidamente em toda a superfície para que os sucos permaneçam nela.

Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando de todos os lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-a até chegar ao ponto desejado.

A gordura, principalmente no caso da picanha, fica para cima. Só no fim é que deve ser virada para derreter.

Mais atenção com as carnes em postas. Se descuidar, passa do ponto.

Não salgue carnes com antecedência. O sal facilita a desidratação, tornando a carne mais seca.

Em se tratando de churrasco, deve-se eliminar todo o nervo da carne, mas não a gordura, que colabora na sua maciez e no sabor.

 

Quantidade de carne por pessoa:
No cálculo da média de consumo por pessoa, recomendamos de 400 a 600 gramas de carne para adultos e 300 gramas para cada criança.
É importante observar que quanto maior a variedade de carnes a serem servidas, maior tem de ser a quantidade por tipo, para evitar o risco de faltar caso muitas pessoas optem por um determinado corte.
Por fim, Devemos levar em conta que além de carne seus convidados irão consumir acompanhamentos como pão de alho, saladas, farofas, arroz, aperitivos, vinagrete etc.
Peças ou Fatias Grossas?
Assar em peças é mais fácil, pois requer menos atenção ao ponto de sal e mesmo à temperatura do braseiro. Basta encher a mão de sal, passar na carne e colocar na grelha. Depois disso é só selar (assar rapidamente cada lado da peça na parte mais quente da churrasqueira) e esperar que chegue ao ponto na parte menos quente da churrasqueira.
Para aqueles que optarem pela carne em postas de 4 ou 5 centímetros de espessura, vale dizer que é muito mais fácil cortá-la crua, vez que é possível identificar melhor o sentido das fibras. É importante também saber que esta forma de corte requer mais cuidado com o sal.
As postas podem, ainda, serem assadas em calor mais intenso, já que o tempo de preparo é consideravelmente menor, o que é uma vantagem, pois em vinte minutos já estão prontas para serem servidas. Estando bem tostadas por fora, dentro estarão no ponto.
Quantidade de carvão:
A quantidade de carvão necessária para um bom churrasco varia conforme o tipo de churrasqueira, tipo de carne, corte das mesmas e o clima. No entanto, de maneira geral, podemos dizer que para um churrasco preparado para 10 pessoas, um saco de 5 kg de carvão de boa qualidade é suficiente.
Lembre-se que existem algumas churrasqueiras que consomem mais carvão do que outras, portanto é sempre recomendável ter um ou dois sacos de carvão na reserva, para qualquer eventualidade.
Grelha ou Espeto?
A escolha entre espeto ou grelha deve ficar a cargo do churrasqueiro. No entanto, recomendamos o uso preferencial da grelha, pois assim carne é assada por inteiro e não perde o suco, vez não é furada pelo espeto.
 
 
 
 
www.spcarnes.com.br / E-mail: spcarnes@spcarnes.com.br